Conteúdo

Artigos

Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito.

O artigo tem por objeto as práticas pedagógicas, da dificuldade de sua compreensão como conceito à complexidade da análise de seus fundamentos como práxis. Objetiva elencar os princípios que fundamentam as práticas pedagógicas, que, de acordo com a perspectiva teórica adotada, só podem ser compreendidas na perspectiva da totalidade, ou seja, como síntese de múltiplas contradições. Destaca que as práticas docentes são respostas às configurações provenientes das práticas pedagógicas, afirmando que não é da natureza das práticas docentes encontrarem-se avulsas, desconectadas de um todo, sem o fundamento das práticas pedagógicas que lhes conferem sentido e direção. Conclui que a prática docente avulsa, sem ligação com o todo, perde o sentido e a direção.

Vale a pena conferir!

Pedagogia Prática docente Prática pedagógica

Postado por: Sulamita Rosa

22/12/2020

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Veja mais conteúdos

  • Conteúdo
    Artigos

    Qual é a diferença entre recuperação, reforço e recomposição de aprendizagens?

  • Conteúdo
    Livros

    Livro: Ensino antirracista na Educação Básica: da formação de professores às práticas escolares.

  • Conteúdo
    Livros

    Obra de Célestin Freinet

  • Conteúdo
    Podcasts

    Conectividade nas escolas

  • Conteúdo
    Cursos

    Planejamento na Educação Infantil: a criança no centro do processo

  • Conteúdo
    Matérias

    Como preparar nossos jovens para o mercado de trabalho do futuro?