Conteúdo

Artigos

Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito.

O artigo tem por objeto as práticas pedagógicas, da dificuldade de sua compreensão como conceito à complexidade da análise de seus fundamentos como práxis. Objetiva elencar os princípios que fundamentam as práticas pedagógicas, que, de acordo com a perspectiva teórica adotada, só podem ser compreendidas na perspectiva da totalidade, ou seja, como síntese de múltiplas contradições. Destaca que as práticas docentes são respostas às configurações provenientes das práticas pedagógicas, afirmando que não é da natureza das práticas docentes encontrarem-se avulsas, desconectadas de um todo, sem o fundamento das práticas pedagógicas que lhes conferem sentido e direção. Conclui que a prática docente avulsa, sem ligação com o todo, perde o sentido e a direção.

Vale a pena conferir!

Pedagogia Prática docente Prática pedagógica

Postado por: Sulamita Rosa

22/12/2020

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Veja mais conteúdos

  • Conteúdo
    Artigos

    Desenvolvimento infantil: brinquedos servem só para brincar?

  • Conteúdo
    Conteúdos Pedagógicos

    A Construção de Práticas Educacionais para alunos com Altas Habilidades / Superdotação: Orientação a Professores

  • Conteúdo
    Artigos

    Qual é a diferença entre recuperação, reforço e recomposição de aprendizagens?

  • Conteúdo
    Conteúdos Pedagógicos

    Materiais pedagógicos acessíveis

  • Conteúdo
    Cursos

    Formação de professores para o ensino híbrido

  • Conteúdo
    Cursos

    Planejamento pedagógico na perspectiva inclusiva