Conteúdo

Artigos

Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito.

O artigo tem por objeto as práticas pedagógicas, da dificuldade de sua compreensão como conceito à complexidade da análise de seus fundamentos como práxis. Objetiva elencar os princípios que fundamentam as práticas pedagógicas, que, de acordo com a perspectiva teórica adotada, só podem ser compreendidas na perspectiva da totalidade, ou seja, como síntese de múltiplas contradições. Destaca que as práticas docentes são respostas às configurações provenientes das práticas pedagógicas, afirmando que não é da natureza das práticas docentes encontrarem-se avulsas, desconectadas de um todo, sem o fundamento das práticas pedagógicas que lhes conferem sentido e direção. Conclui que a prática docente avulsa, sem ligação com o todo, perde o sentido e a direção.

Vale a pena conferir!

Pedagogia Prática docente Prática pedagógica

Postado por: Sulamita Rosa

22/12/2020

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Veja mais conteúdos

  • Conteúdo
    Podcasts

    Os impactos futuros da pandemia

  • Conteúdo
    Matérias

    Como ajudar seus alunos a identificar fontes confiáveis de informação

  • Conteúdo
    Artigos

    Brincadeiras simples para crianças com TDAH

  • Conteúdo
    Artigos

    Qual o papel do professor na formação de novos leitores?

  • Conteúdo
    Pesquisa

    Ensino superior: quem são os professores do EAD

  • Conteúdo
    Notícias

    Câmara aprova inclusão da educação bilíngue de surdos na LDB