Conteúdo

Artigos

O processo de inclusão de crianças com deficiência auditiva na escola regular: vivências de professores.

O objetivo do presente estudo foi descrever e discutir, a partir da vivência de professores, o processo de inclusão de crianças com deficiência auditiva em escola regular. Foram selecionadas três crianças entre 05 e 08 anos de idade, e seus respectivos professores. Por meio de entrevistas com as professoras das crianças, foi selecionado o material que permitiu caracterizar o processo de inclusão de cada criança do estudo. Os relatos das professoras sobre suas experiências com as crianças deficientes auditivas deste estudo parecem indicar que, ainda hoje, apesar da evolução das práticas inclusivas, prevalecem nas escolas muito mais os pressupostos da integração do que da inclusão. As professoras foram unânimes em admitir que não vêm sendo suficientemente preparadas para receber deficientes auditivos e pouco sabem sobre o desenvolvimento da audição, da linguagem e sobre como esses aspectos influenciam e determinam formas particulares de apreensão de conteúdos. Prevalece a idéia de que é a criança com necessidades educacionais especiais quem deve se adaptar ao ambiente, empenhar-se para ser nele integrada; ou então, as professoras buscam estratégias individuais de aproximação, sem que  essa questão seja problematizada junto ao corpo técnico da escola, que ainda não vem efetivando transformações em sua organização para receber esses alunos.

Vale a pena conferir o conteúdo!

Deficiente da audição Educação especial Ensino regular Inclusão

Postado por: Sulamita Rosa

22/12/2020

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Veja mais conteúdos

  • Conteúdo
    Livros

    Cecília Meireles

  • Conteúdo
    Livros

    Documentos norteadores para um Educação Inclusiva

  • Conteúdo
    Cursos

    Temos que dar aulas remotas… E agora?

  • Conteúdo
    Notícias

    Como o mundo, os professores nunca mais serão os mesmos após a pandemia.

  • Conteúdo
    Livros

    Pedagogia da autonomia

  • Conteúdo
    Notícias

    UNDB inova e adapta método Peer Instruction para avaliar os alunos na pandemia