Conteúdo

Pesquisa

Educação escolar em tempos de pandemia na visão de professoras/es da Educação Básica.

O Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas (DFE/FCC), em parceria com a Unesco do Brasil e com o Itaú Social, aplicou no final de abril um questionário on-line, com o objetivo de verificar como as professoras e os professores das redes públicas e privadas do Brasil estavam desenvolvendo suas atividades nas primeiras semanas de isolamento social, conciliando o trabalho com a vida pessoal, e quais eram suas expectativas, naquele momento, para o período pós-pandemia. Parte dos resultados foi divulgada no 1º Informe da Pesquisa: Educação escolar em tempos de pandemia na visão de professoras/es da Educação Básica. 

As desigualdades na educação brasileira vêm há décadas pautando a agenda de pesquisa e de ações com foco nas políticas educacionais visando à garantia do direito educacional a todos e com qualidade. Os efeitos da pandemia pela Covid-19 no processo de escolarização de crianças e jovens despertam preocupação na sociedade. Sob diferentes ângulos, a desigualdade educacional tem sido abordada considerando sobretudo o acesso, a qualidade e a permanência na escola, e as desiguais oportunidades na formação e inserção profissional, inclusive na docência.

Com o objetivo de trazer elementos para contribuir com o debate, este 2º Informe apresenta resultados considerando um olhar para similaridades e diferenças entre as redes de ensino públicas e privadas, bem como destacando o recorte de sexo e cor/raça. Confira!!!

Desigualdade Educacional Diferença nas redes de ensino Educação Básica Pandemia

Postado por: Sulamita Rosa

24/09/2020

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Veja mais conteúdos

  • Conteúdo
    Cursos

    A escola após a pandemia: como conduzir o retorno às aulas

  • Conteúdo
    Artigos

    Ensinar o conceito de ética na escola. Qual a sua importância?

  • Conteúdo
    Conteúdos Pedagógicos

    Google lança guia com planos de aula para ensino híbrido, remoto ou presencial

  • Conteúdo
    Artigos

    Como garantir a inclusão de alunos com autismo nas atividades remotas, híbridas ou presenciais

  • Conteúdo
    Artigos

    Como devemos iniciar o processo de alfabetização na educação infantil?

  • Conteúdo
    Plataformas Educacionais

    Dia do livro: Plataforma para baixar livros gratuitos para Educação Infantil