Conteúdo

Matérias

Como fica a alfabetização e o letramento durante a pandemia?

Desde Março deste ano as atividades escolares estão suspensas na maior parte do país por causa da pandemia do novo Coronavírus. Pais, estudantes, professores, comunidade escolar e toda a sociedade permaneceram em isolamento para evitar um agravamento do já alto índice de mortes causadas pelo vírus. Para contornar os prejuízos no processo de aprendizagem dos estudantes, muitas escolas optaram pelo ensino não-presencial. No entanto, aulas online e internet de boa qualidade não é a realidade de todas as escolas brasileiras.

Se a alfabetização já era um desafio no Brasil, com últimos dados que apontam que menos da metade dos estudantes do 3° ano do Ensino Fundamental alcançaram os níveis de proficiência suficientes em Leitura (Avaliação Nacional da Alfabetização, 2016), em tempos de pandemia esse quadro pode ficar ainda pior.

Neste sentido, no Dia Mundial da Alfabetização, a Plataforma Futura entrevistou a educadora Magda Soares, especialista em Alfabetização e Letramento, para falar dos desafios do contexto da pandemia.

Alfabetização Covid-19 Desafios Letramento

Postado por: Sulamita Rosa

11/09/2020

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Veja mais conteúdos

  • Conteúdo
    Matérias

    Educação Infantil: como organizar o currículo a partir dos campos de experiências previstos na BNCC

  • Conteúdo
    Cursos

    Competências Gerais na BNCC

  • Conteúdo
    Artigos

    Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito.

  • Conteúdo
    Matérias

    As etapas do ciclo gestor no processo de alfabetização

  • Conteúdo
    Plataformas Educacionais

    Trazendo o currículo para a prática

  • Conteúdo
    Artigos

    Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem