Conteúdo

Artigos

Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem

Os avanços e a disseminação do uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) descortinam novas perspectivas para a educação a distância com suporte em ambientes digitais de aprendizagem acessados via internet. Considerando-se que a distância geográfica e o uso de múltiplas mídias são características inerentes à educação a distância, mas não suficientes para definirem a concepção educacional, discute-se a educação a distância (EaD) não como uma solução paliativa para atender alunos situados distantes geograficamente das instituições educacionais nem apenas como a simples transposição de conteúdos e métodos de ensino presencial para outros meios e com suporte em distintas tecnologias. Os programas de EaD podem ter o nível de diálogo priorizado ou não segundo a concepção epistemológica, tecnologias de suporte e respectiva abordagem pedagógica. Este artigo pretende discutir as abordagens usuais da educação a distância, destacando o uso das TIC para o desenvolvimento de um processo educacional interativo que propicia a produção de conhecimento individual e grupal em processos colaborativos favorecidos pelo uso de ambientes digitais e interativos de aprendizagem, os quais permitem romper com as distâncias espaço-temporais e viabilizam a recursividade, múltiplas interferências, conexões e trajetórias, não se restringindo à disseminação de informações e tarefas inteiramente definidas a priori.

Educação a distância Interação Tecnologias de informação e comunicação

Postado por: Sulamita Rosa

10/09/2020

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Veja mais conteúdos

  • Conteúdo
    Conteúdos Pedagógicos

    Cinco atividades de alfabetização midiática e informacional para educadores.

  • Conteúdo
    Matérias

    6 projetos para trabalhar a consciência negra todos os dias na escola.

  • Conteúdo
    Artigos

    Como promover a leitura na infância? 3 elementos chave!

  • Conteúdo
    Artigos

    O processo de inclusão de crianças com deficiência auditiva na escola regular: vivências de professores.

  • Conteúdo
    Notícias

    Para educadores, novo Fundeb deve trazer mais qualidade para escolas.

  • Conteúdo
    Livros

    A biblioteca escolar: Temas para uma prática pedagógica