Conteúdo

Matérias

Por que (e para quê) tantas metodologias

Design thinking, ensino híbrido, sala de aula invertida, metodologias STEM, maker, aprendizagem baseada em projetos…

Em resumo, essas metodologias ativas, como são conhecidas, trazem inúmeras vantagens nos processos de ensino e aprendizagem, como a autonomia e o protagonismo do aluno, flexibilidade, personalização do ensino, engajamento, aprofundamento e ampliação na abordagem de conceitos, possibilidade de transdisciplinaridade, otimização do tempo disponível, possibilidade de debates, colaboração, trabalho em grupo… A lista de vantagens é grande.

De fato, todas são interessantes e vêm remexendo com o comodismo de muitos educadores e com o modelo do aluno pen-drive (Educação Bancária, diria Paulo Freire). Mas por que se popularizaram assim em tão pouco tempo?

Competências para o século 21 Educação infantil Ensino fundamental Formação Metodologia ativa

Postado por: Sulamita Rosa

03/09/2020

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Veja mais conteúdos

  • Conteúdo
    Conteúdos Pedagógicos

    Alfabetização em tempos de pandemia

  • Conteúdo
    Podcasts

    Nova BNCC: Por Que o Aluno Como Centro da Aprendizagem?

  • Conteúdo
    Livros

    A biblioteca escolar: Temas para uma prática pedagógica

  • Conteúdo
    Cursos

    Planejamento e Estratégia para Gestão Escolar.

  • Conteúdo
    Cursos

    Leitura em voz alta pelo professor

  • Conteúdo
    Notícias

    Para educadores, novo Fundeb deve trazer mais qualidade para escolas.