Conteúdo

Matérias

Como a gestão das escolas influencia a aprendizagem de adolescentes

Mudanças práticas no cotidiano escolar podem melhorar notas e diminuir evasão. Livro avalia impacto de programa que capacitou diretores, coordenadores e professores de ensino médio. A crise de aprendizagem constitui há anos um dos principais desafios da educação no Brasil. A qualidade do ensino, em geral, é considerada fraca, e avaliações mostram que a maior parte dos estudantes não tem conhecimento adequado de disciplinas vistas nas escolas, como português, matemática e ciências. Um livro lançado em junho pelo CPTE (Centro de Pesquisa Transdisciplinar em Educação) do Instituto Unibanco, centro de pesquisa parceiro do Nexo Políticas Públicas, analisa o problema e mostra que uma das respostas para a aprendizagem pode estar na gestão escolar, trabalho feito por diretores e coordenadores das escolas. A publicação, chamada “Avaliação de impacto em educação: A experiência exitosa do programa Jovem de Futuro em parceria com o poder público”, divulga os resultados do Jovem de Futuro, programa do Instituto Unibanco que desde 2008 oferece capacitação para gestores de escolas públicas de ensino médio. A iniciativa é feita pelo centro em parceria com as secretarias de Educação estaduais…

 

Avaliação educacional Crise de aprendizagem Educação Gestão escolar

Postado por: Sulamita Rosa

02/09/2020

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Veja mais conteúdos

  • Conteúdo
    Cursos

    No chão da escola: desafios e aprendizagens no ensino remoto e presencial.

  • Conteúdo
    Matérias

    Copa do Mundo na Escola: veja como integrar ao calendário escolar

  • Conteúdo
    Podcasts

    Nova BNCC: Por Que o Aluno Como Centro da Aprendizagem?

  • Conteúdo
    Artigos

    Dificuldades de Aprendizagem – Como prevenir em sala de aula

  • Conteúdo
    Podcasts

    Grandes Educadores – Ep.6: Como Paulo Freire se tornou ícone e o que há dele na educação hoje

  • Conteúdo
    Notícias

    Diretrizes reforçam uso da tecnologia no processo de aprendizagem.