Projeto de fluência leitora

Esta prática tem por objetivo ampliar o repertório cultural das crianças e incentivar o hábito de leitura a partir de leitura e audição de contos literários da cultura brasileira. As obras podem ser de escolha das crianças ou do professor. A culminância será um sarau com a releitura feitas pelas crianças em áudio-book.

Ver mais +

Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos iniciais

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Caieiras

Competências gerais mobilizadas

Comunicação, Conhecimento, Cultura digital

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

EMFS - Aurora Rodrigues de Moares

Tempo de duração: 1 bimestre

Objetivos específicos

  • Melhorar a fluência leitora.

  • Incentivar à prática de leitura

  • Ampliar o repertório cultural

  • Escrever uma história coletiva com marcas de autoria

Estratégia / Desenvolvimento

  • Criar uma ambiência para apresentar o projeto: se possível utilize livros do acervo da biblioteca, almofadas, tecidos, objetos para as crianças brincarem, caso seja possível. Ao apresentar o projeto, registrar em cartaz o que será desenvolvido durante o projeto, bem como o tempo de duração.  Apresentar o portador que será utilizado no primeiro momento: mídia digital e o gênero (contos).

  • Falar que será realizado como produto final um livro de novas versões de um conto votado pela sala. Essa eleição será feita a partir das leituras desenvolvidas.  Fale sobre a produção de um CD em áudio. Deixar claro que os alunos devem se preparar para montar um livro e um áudio, em que ficará registrado o percurso estudado.

  • Fazer levantamentos prévios dos contos conhecidos . Perguntar se as crianças conhecem livros digitais. Professor realiza à primeira leitura para modelizar por meio de um livro. A seguir, utilizar uma leitura digital.

  • Realizar pesquisas com a própria classe sobre a influência da prática digital na leitura. Depois se houver possibilidade, realizar uma pesquisa com as crianças. Socialização das pesquisas.

  • Roda de  leitura de contos com foco em diferentes autores.  Apresentar brevemente cada um dos livros lidos: apresentar a capa, pedir aos estudantes que levantem hipóteses sobre a leitura. Explore  a forma como cada um escreve. Aproveite para explorar com as crianças como cada autor apresenta os personagens, como os descreve. A depender da idade das crianças, crie um painel em TNT para que as crianças tenham a possibilidade de escrever os personagens, as qualidades de cada personagem, o tempo e o espaço da narrativa.

  • Procure explorar esses resgastes dos elementos da narrativa de forma lúdica, sem a intensão de fazer disso uma atividade avaliativa, mas uma atividade prazerosa de exploração da leitura.  Explique às crianças a questão do estilo literário. A cada aula, você pode pedir uma pesquisa sobre os autores lidos, a depender da sua intencionalidade.

  • Estabelecer com as crianças um rodízio para que as crianças levem os livros para casa. Os alunos realizam a leitura do livro levado para casa em casa.

  • Nessa aula os alunos irão ouvir contos gravados em CD para poder ampliar o conhecimento. Na plataforma Youtube, há áudio de vários autores como, por exemplo, da autora Ruth Rocha.

  • Nessa aula será realizada uma votação do conto que será escrito e modificado, por meio de uma nova versão.

  • Realizar o planejamento para produção com os estudantes estabelecendo um plano de trabalho.

  • A escrita do texto a ser gravado deve ser feita de forma coletiva. Isso pode levar algumas aulas, mas o importante é explorar com as crianças os elementos da narrativa de modo que a história tenha marcas de autoria.

  • Realizar uma revisão com foco de acordo com a realidade e necessidade de cada sala.

  • Passar a limpo.  Fazer ilustrações.

  • Iniciar a gravação do CD

  • Realizar manhã ou tarde de autógrafos, em que os convidados escutam o áudio produzido pelas salas.

Recursos necessários

Computador, caixas de som, livros de contos, ou histórias impressas, materiais de papelaria

Autores

Antonio Molinari
Luiz Zovaro
Nayara Rodrigues
Ver referências bibliográficas

Avaliação

Crie uma ficha para cada criança e registre diariamente como as crianças evoluem no comportamento leitor, observe como evoluem nas suas argumentações, nas descrições.  Registre em áudio essas suas percepções. Ao longo do tempo isso será muito importante para identificar as crianças que precisam de mais investimentos pedagógico para evoluir mais. Procure observar cada criança em relação a ela mesma sem criar comparações que mais inibem do que incentivam.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *