Resgate de brincadeiras de crianças

Nesta prática os estudantes terão oportunidade de resgatar brincadeiras infantis a partir da leitura de diferentes textos: vídeos, áudios e reproduções das obras de dois artistas brasileiros: Ivan Cruz e Candido Portinari. Ao final, os estudantes criarão brinquedos com materiais recicláveis

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Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos finais

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Itapebi

Competências gerais mobilizadas

Cultura digital, Repertório cultural

Fase de desenvolvimento

Ideia

Tempo de duração: 10 aulas

Objetivos específicos

  • Apresentar e apreciar jogos e brincadeiras das famílias, valorizando suas vivências nos diferentes contextos.

Estratégia / Desenvolvimento

Antes de apresentar o objetivo das aulas, mostre aos estudantes o poema abaixo:

“Picasso pintou Guernica,

Portinari guerra e paz.

Eu pinto prás crianças

Que hoje não brincam mais!”

Mostre o poema de Ivan Cruz. Leia em voz alta e discuta com as crianças até que ponto eles concordam ou discordam da frase.

  • Faça uma roda de conversa com os estudantes e diga a eles que nas próximas aulas o tema serão as brincadeiras de criança. Organize uma roda de conversa para conversar com os estudantes sobre as brincadeiras que eles mais gostam. Conte sobre a suas brincadeiras de infância e quais eram as mais divertidas.

  • Pergunte aos estudantes se eles conhecem as obras do autor Ivan Cruz. E se conhecem Candido Portinari. Mostre as obras desses dois autores. Identifique algumas obras e outras não. O objetivo é que os estudantes possam ler e descobrir quais obras são de quem. Isso observando os estilos de cada um.

  • Após esse momento, os estudantes devem em grupos:

    Observar  as imagens das obras do artista Ivan Cruz e Candido Portinari  material anexo. Em pequenos grupos,  conversem com os(as) colegas sobre:

    Será que esses artistas só fazem pinturas de brincadeiras?

    Essas brincadeiras são conhecidas?

    Quais brincadeiras vocês já brincaram?

    Os nomes das brincadeiras são os mesmos que vocês conhecem?

    As crianças das obras são parecidas com vocês?

    Quais as semelhanças e diferenças entre as brincadeiras retratadas nas imagens?

  • Após a socialização do debate, os estudantes pode, conhecer um pouco mais sobre Ivan cruz:

    1, MAPA CULTURAL 001 IVAN CRUZ – por YURI VASCONCELLOS – https://www.youtube.com/watch?v=DIXH65SkO1s&feature=youtu.be –

    2. Entrevista Ivan Cruz em seu Ateliê – Multirio – https://www.youtube.com/watch?v=tz1vUetSeSg – Acesso em novembro/2018.

    Organize  uma nova roda de conversa sobre as obras do artista.

  • Leve os(as) estudantes à sala de informática para realizarem uma pesquisa sobre a vida e obra do artista plástico Ivan Cruz. Peça para acessarem o site e o blog:

    https://www.ivancruz.com.br/

  • Os estudantes poderão criar seus próprios textos com informações sobre os artistas. Isso deve ser feito em grupos para que os estudantes assumam diferentes funções no grupo.

  • Exiba para as crianças um dos vídeos do site Território do Brincar, sobre um dos vídeos sobre brinquedos: http://territoriodobrincar.com.br/o-projeto/; http://territoriodobrincar.com.br/videos/brinquedos-e-brincadeiras/ – Acesso em março de 2020

  • Após a exibição do vídeo, converse com as crianças sobre o vídeo e o brinquedo que é feito no vídeo. Esse será um momento para que os estudantes, a partir das conversas desenvolvidas a partir do vídeo, façam ou criem brinquedos com matérias recicláveis. Organizem os grupos por afinidades e peça que eles discutam entre si:

    • Que brinquedo pretendem fazer?
    • De que materiais reciclados irão precisar?
    • De outros materiais irão precisar?
    • Dividir, no grupo, quem vai trazer o que para a fabricação do brinquedo.
  • Peça que os estudantes tragam para a próxima aula, os materiais de que irão precisar, desde que estejam dentro das possibilidades. Organize os espaços na sala ou no pátio para que as crianças possam se movimentar para confecção dos brinquedos.

  • Ao final de todas as etapas, organize com os estudantes uma exposição para outros estudantes de outras salas, e também para a comunidade.

  • Organize também com eles a escolhas de quais registros do processo serão apresentados para os pais e comunidade escolar. um livro de registros com as fotos, as pesquisas e entrevistas realizadas pelas crianças.

Recursos necessários

Materiais de papelaria, cópia de textos

Autores

Docentes de Itabepi
Equipe CIEDS

Avaliação

Observe a evolução dos conhecimentos dos estudantes ao longo do desenvolvimento das atividades. Importante analisar ainda, as habilidades comunicativas e como elas se envolvem nas brincadeiras e nas atividades propostas. Elabore registros que mostrem o quanto as crianças evoluíram em suas percepções da estética e ampliaram seu repertório cultural em contato com as obras dos autores.

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