Fake News

Nesta prática os estudantes analisarão textos (charge e notícia) que exploram o tema das fake news.

Ver mais +

Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos finais

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Itapebi

Competências gerais mobilizadas

Argumentação, Conhecimento

Fase de desenvolvimento

Ideia

Tempo de duração: 4 aulas

Objetivos específicos

  • Relacionar e diferenciar charge e notícia

  • Identificar os riscos das fake News

  • Produzir um cartaz sobre fake news

Estratégia / Desenvolvimento

  • Perguntar aos estudantes de que modo as fake News afeta a vida das pessoas e geral e deles em particular. Em grupos, norteados por esses questionamentos, pedir aos estudantes que discutam e registrem os resultados do debate. Ao final, peça aos estudantes que socializem suas discussões. Para fomentar as discussões, ofereça a charge a seguir:

  • Na próxima aula, levar uma notícia sobre o impacto das fake News na vida das pessoas. Projetar ou entregar cópia aos estudantes:

  • A partir da leitura geral do texto, discutir com os estudantes se essa notícia é verdadeira ou falsa. Observar os números presentes no texto para avaliar de que modo esses pontos merecem a atenção do leitor e por quê. Importante que os estudantes ao final elaborem algumas dicas sobre como identificar fake News. O nome do quadro será: Fica a Dica: cuidado com as Fake News.

    Para elaboração desse texto final, será importante que os estudantes façam pesquisas sobre o tema. Caso seja possível leve-os na sala de informática para que eles pesquisem.

Recursos necessários

Cópias de texto, materiais de papelaria, projeção ou cópias de charge e notícia

Autores

Docentes de Itapebi
Equipe CIEDS
Ver referências bibliográficas

Avaliação

Crie com os estudantes um painel para que sejam colocados os seus conhecimentos iniciais, as perguntas que eles teriam em relação ao conteúdo e no desenvolvimento das aulas, o que eles foram aprendendo. Seria ideal que você criasse um formulário com os estudantes.

 

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *