O resgate das brincadeiras nas diversidades culturais de acordo com as obras de Ivan Cruz

Essa prática trabalha o resgate das brincadeiras infantis de gerações anteriores à das crianças a partir das obras do artista Ivan Cruz.

Ver mais +

Público-alvo

Educação Infantil

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Francisco Morato

Competências gerais mobilizadas

Comunicação, Conhecimento, Cultura digital, Empatia e cooperação, Repertório cultural, Trabalho e projeto de vida

Fase de desenvolvimento

Ideia

Tempo de duração: 1 mês

Objetivos específicos

  • Apresentar as obras do artista Ivan Cruz

  • Ampliar a coordenação motora na execução das brincadeiras

  • Fazer uma releitura das obras do artista

  • Fazer uma exposição com os registros das brincadeiras e das obras de releitura feita pelas crianças.

Estratégia / Desenvolvimento

Em roda de conversa com fundo musical mostrar figuras de diversas brincadeiras presentes na obra do artista Ivan Cruz. Aproveite para explorar além das brincadeiras, também as cores e as formas presentes nas obras. Deixar as crianças identificarem as que já conhecem para escolher uma para brincar. Ex: Na roda, leva-se as crianças ao pátio e ensina-se a brincadeira. Deixar que se divirtam, perguntem.

Enviar pesquisa para a família. Nesse formulário criado por você, os pais colocarão quais brincadeiras eles brincavam na infância. Após recebimento das pesquisas, montar roda de conversa e mostrar as brincadeiras do pintor e as brincadeiras que os pais apresentaram criando um gráfico com algumas brincadeiras escolhidas pelas crianças como as que eles mais acharam divertidas. O interessante é criar o gráfico para que as crianças vejam o gráfico e possam identificar que os estudantes podem ter diferentes percepções.

Após esse momento de brincar, as crianças podem fazer releituras das obras do artista.

Produto final: Será realizado com fotos, vídeos das crianças brincando, brinquedos confeccionados e exposição da releitura das obras de Ivan Cruz com participação das crianças e seus familiares. Gincana com os pais e crianças e oficina de brinquedos e brincadeiras.

Recursos necessários

Cópia do instrumento de pesquisa aos pais, cartolina, caneta e piloto para construção do gráfico. Papel, giz, linha, corda, potes de danone, CD, bolinha de gude, papel cartão, bola e tecidos,  Fotos, vídeos, recicláveis,  materiais de papelaria

Autores

Docentes de Francisco Morato
Equipe Cieds

Aprendizado

O eu, o outro e o nós, Corpo, gestos e movimentos, Traços, sons, cores e formas

Avaliação

Mapear e registrar o desenvolvimento da percepção estética das crianças ao ver as obras.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *