Contação de histórias na lata

Resgatar a arte de contar histórias, desenvolver a imaginação, a criatividade, o gosto pela leitura e pela linguagem, criando empatia com os personagens.

Ver mais +

Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos iniciais

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Caieiras

Competências gerais mobilizadas

Comunicação, Conhecimento, Pensamento científico, crítico e criativo

Fase de desenvolvimento

Prática Implementada

Nome da escola(s)

EMEF LOURIDES DELL PORTO

Tempo de duração: 1 aula por semana em roda de biblioteca

Objetivos específicos

  • Desenvolver a linguagem oral;

  • Estimular o gosto pela leitura;

  • Desenvolver raciocínio lógico;

  • Envolver as crianças num mundo de fantasias e imaginação;

  • Melhorar a interação, comunicação das crianças.

Estratégia / Desenvolvimento

  • Passo 1

    Preparar as latas decoradas de acordo com as histórias escolhidas, contendo nelas com diferentes estratégias as personagens que compoem a história.

  • Passo 2

    Preparar o plano de leitura para cada história respeitando os critérios do antes, durante e depois da leitura com os questionamentos que serão feitos pela professora.

  • Passo 3

    Determinar o tempo necessário para cada história bem como o ambiente no qual ela será contada: sala de aula, patio, biblioteca, parque…

  • Passo 4

    Preparar os alunos com os combinados para o momento da história explicando os agrupamentos e objetivo da contação das histórias.

  • Passo 5

    Durante o momento da contação propor aos alunos a ampliação do vocabulário a partir de questionamentos relacionados as palavras desconhecidas dos alunos, propondo uma lista destas palavras, depois uma pesquisa dos significados em diferentes fontes….

  • Passo 6

    Propor aos alunos um reconto oral, no qual a professora será a mediadora para que os alunos participem contando todas as partes da história respeitando a versão original.

  • Passo 7

    Propor a turma o momento escrito de: lista das personagens, descrição do ambiente no qual acontece a história, lista das açoes de cada personagem, reescrita coletiva do inicio do conto, reescrita do final do conto em dupla, revisão da reescrita de uma dupla no coletivo com foco determinado pelo professor para esta revisão.

  • Passo 8

    Reconto oral com destino escrito no coletivo tendo a professora como escriba.

  • Passo 9

    Reescrita individual do conto escolhido pela turma.

Recursos necessários

Uso das latas decoradas, uso de diferentes espaços, de caderno, lapis, borracha, folha impressa com as comandas, lousa da sala, cartazes, imagens relacionadas ao conto, livro fisico, uso do data show com as histórias em pdf, videos com as histórias cantadas ou contadas por outras pessoas…

Autores

Adriana dos Santos Ramalho Suita de Oliveira
Professor/a
Ver referências bibliográficas

Aprendizado

O que ficou muito evidente em relação a aprendizagem dos alunos foi a melhora na comunicação, pois a oralidade de todos foi explorada e com isso evoluiram muito em suas expressões, também percebemos um grande avanço na produção escrita em seus diferentes gêneros: lista, reescrita, revisão de produção.

Relatos da experiência

Meu objetivo inicial era alcançar uma aluna de inclusão que tinha em sala trazendo algo lúdico para que ela interagisse no decorrer da contação das histórias, e para minha felicidade todos os alunos amaram o recurso e participaram ativamente de cada história contada. Ficavam curiosos pela próxima história, para saber como seriam as personagens que sairiam da lata, como elas estariam dispostas,o que contribuiu muito com o processo de escrita de cada um, pois com o repertorio de vocabulário ampliado os alunos melhoraram em suas produções escritas em suas diferentes modalidades: lista, reescrita, revisão.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Jeane Cleide C Vieira

02/04/2020 1:43 pm

Adorei essa prática, usarei com meus alunos sim…
Parabéns a todos envolvidos.