Minha família é presente na escola

Proporcionar momentos da família na escola, mais especificamente na sala de aula com as crianças, realizando atividades de forma lúdica e com aprendizado para as crianças e para a família mostrando assim a importância da união da Escola e da Família para o desenvolvimento integral da criança.

Ver mais +

Público-alvo

Educação Infantil

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de São Francisco do Conde

Competências gerais mobilizadas

Autoconhecimento e autocuidado, Comunicação, Trabalho e projeto de vida

Fase de desenvolvimento

Prática Implementada

Nome da escola(s)

Escola Municipal Bartolomeu dos Santos Matos

Tempo de duração: Todo o ano letivo

Objetivos específicos

  • Mostrar o quanto é importante fazer parte de uma família;

  • Conversar sobre como é a família de cada um na perspectiva das crianças estimulando assim a oralidade;

  • Estimular o grafismo;

  • Convidar os pais para socializar os primeiros meses de vida de suas crianças;

  • Estimular a importância de se ter momentos com as crianças no “mundo” delas;

  • Aproximar a família da escola;

  • Trabalhar junto com a família a importância da alimentação saudável para as crianças e como o exemplo deles influencia nos hábitos;

Estratégia / Desenvolvimento

  • Contextualização do tema família com as crianças;

  • Roda de conversa sobre a família de cada um;

  • Leitura da poesia: Família é tudo Igual, de Talita;

  • Contextualização da poesia com o que as crianças relataram sobre suas famílias;

  • Assistir um vídeo musical infantil sobre o tema: Família diferente, de Tia Ceceu;

  • Convidar os pais e/ou responsáveis para falarem sobre o nascimento de sua criança , contando curiosidades e mostrando objetos especiais para suas crianças e que até hoje elas são apegadas;

  • Falar sobre o cuidado que devemos ter como nosso corpo para crescermos de forma saudável e então falar sobre alimentação saudável. Como este é um assunto que deve ser expandido, convidamos a família para estar conosco em uma aula especial!. Pedimos aos pais que levassem uma fruta para a sala de aula. Nesse dia, a família pôde participar da rodinha e de atividades que fazemos diariamente. Ouvimos um clipe musical: Melô da Vitamina, Tia Cecéu; trabalhamos a textura das frutas, as cores, cheiros e sabores. Fizemos a higienização das frutas com a participação das crianças e a família participou cortando as frutas, servindo e saboreando junto com as crianças;

  • Contar histórias que falam de família, como: Cachinhos dourados e a família de ursos;

  • Oportunizar as crianças a retratarem a história ouvida fazendo um desenho, trabalhando conceitos matemáticos etc; Fazendo interdisciplinaridades;

  • A família foi convidada também para participar de brincadeiras juntamente com suas crianças;

Recursos necessários

Livros infantis;
Uso de fantoches;
Objetos que retratam o início da vida das crianças, como: roupas, brinquedos etc
Frutas
Água
Produto de higienização das frutas;
Bacia
Folha de ofício
Giz de cera;
Hidrocor
TV
Cartaz

Autores

Elienai dos Santos Silva Araujo
Professor/a
Ver referências bibliográficas

Aprendizado

Em todas as atividades com a família, os pais estiveram presentes, destaco a primeira, a última reunião de pais e o dia em que foi trabalhado a importância da alimentação saudável. O resultado foi surpreendente!!

Relatos da experiência

Foi observado um grande envolvimento da família em todas as atividades propostas pela escola e também pela professora. No início a participação oral das crianças era tímida mas posteriormente foi notado um desenvolvimento interessante da oralidade das crianças relatado até pelos familiares.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *