Alimentação Saudável

Conscientizar sobre a importância de uma boa alimentação.

Ver mais +

Público-alvo

Educação Infantil

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Francisco Morato

Competências gerais mobilizadas

Autoconhecimento e autocuidado, Conhecimento, Trabalho e projeto de vida

Fase de desenvolvimento

Prática Implementada

Nome da escola(s)

E.M Fernando Pessoa

Tempo de duração: 5 dias

Objetivos específicos

  • Propiciar as crianças o contato e conhecimento de diversos alimentos contribuintes para um crescimento saudável, conscientizando sua pratica de consumo e desenvolvimento físico, motor e intelectual. Quais os alimentos ajudam para o crescimento e saúde deles. Através de rodas de conversas, estimular as crianças a falarem sobre os alimentos consumidos fora do ambiente escolar. Com o auxilio de vídeo, fotos, jogos e brincadeiras estimular as crianças sobre a diferença e importância de uma boa alimentação. Através desses momentos, incentivar o consumo consciente e tentar alcançar as famílias sobre essa importância. Com a experiencia da salada de frutas (contando com o apoio das famílias para a realização da mesma), fazer com que as crianças levem isso para fora da escola).

Estratégia / Desenvolvimento

  • RODA DE CONVERSA

    Iniciar com uma roda de conversa, perguntando as crianças quais são seus alimentos preferidos. Em meio a roda introduzir alguns vídeos (infantis) que falem sobre o tema e também algumas músicas.

  • ATIVIDADE DE INVESTIGAÇÃO 

    Em outro momento, com o uso de revistas, montar um cartaz onde as crianças escolham algumas imagens de alimentos e depois, em roda, e todos juntos, definir quais são saudáveis e quais são menos favorecidos.

    Iremos trabalhar com o jogo da memória, jogo da velha, quebra cabeça, musicas e brincadeiras que envolvam o tema.

  • PROPOSTA DA SALADA DE FRUTAS.

    No outro dia faremos a proposta para fazermos uma salada de frutas. Onde as crianças ( família e escola) colaboram com uma fruta.

  • A SALADA DE FRUTAS

    No dia da preparação da salada, a professora corta a maior parte das frutas sozinha, para que haja mais tempo com as crianças. As frutas são apresentadas uma a uma.
    Ao final da apresentação, todos compartilham da salada de frutas, que pode ter como complemento leite condensado ou creme de leite

Recursos necessários

Vídeos, revistas, imagens ,cartolina e frutas.

Autores

Daniele de Oliveira Dias
Professor/a

Aprendizado

Interação com os amigos.

Socialização de experiências sobre o que gostam de comer.

Aprender a trabalhar com o que é saudável ou não.

Com o auxílio das frutas, foi possível trabalhar também com as cores, e quantidade.

Relatos da experiência

Foi uma experiência muito legal, as crianças interagiram muito bem.
Os momentos de rodas com os vídeos e músicas são bem ricos.
Na preparação da salada de frutas eles ficaram atentos e contribuíram o tempo todo com falas e expressões.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mara

02/04/2020 12:28 pm

Parabéns Prô Daniele pela prática concretizada.