Conteúdo

Livros

Educação Integral para o século 21 – O desenvolvimento pleno na formação para a autonomia

O Instituto Ayrton Senna (IAS), em parceria com secretarias de educação, pesquisadores e outras organizações, vem promovendo ações para a construção de políticas públicas voltadas à Educação Integral, por acreditar que esse modelo de desenvolvimento é o mais adequado frente às exigências contemporâneas.

Entende-se a Educação Integral como o desenvolvimento do estudante na sua totalidade e potencialidade, o que sugere uma abordagem escolar que, para além da tematização de conteúdos, promove o desenvolvimento de competências para a vida, tais como a capacidade de se relacionar com os outros, de resolver problemas de forma criativa e tomar decisões com autonomia e responsabilidade. Para a apropriação desse conceito, que põe foco no desenvolvimento pleno, o livro discute a Educação Integral sob o ponto de vista da ampliação das fronteiras da qualidade da educação, propondo o desenvolvimento intencional de competências de modo integrado ao currículo.

Autonomia; Desenvolvimento integral Educação integral Qualidade na educação

Postado por: Sulamita Rosa

21/08/2020

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Veja mais conteúdos

  • Conteúdo
    Cursos

    Como avaliar os alunos a distância?

  • Conteúdo
    Artigos

    Diversidade de discursos sobre jogo e educação: delineamento de um quadro contemporâneo de tendências

  • Conteúdo
    Conteúdos Pedagógicos

    Como voltar às atividades na educação infantil?

  • Conteúdo
    Cursos

    Neuropsicologia Escolar: Cognição, educação e evolução

  • Conteúdo
    Notícias

    Pandemia evidenciou desigualdade na educação brasileira.

  • Conteúdo
    Podcasts

    Dividir para somar: por que o Fundeb deu certo?