Conteúdo

Artigos

A educação do campo no contexto da luta do movimento social: uma análise histórica das lutas, conquistas e resistências a partir do Movimento Nacional da Educação do Campo

O artigo que se apresenta resulta de pesquisa de doutoramento, concluída em 2018, e tem como objetivo expor a análise acerca da educação do campo no contexto das lutas do Movimento Nacional da Educação do Campo. Assim, analisam-se documentos produzidos pelo Movimento Nacional da Educação do Campo desde o Primeiro e Segundo Encontro Nacional das Educadoras e Educadores na Reforma Agrária [ENERA] (1997, 2015) -, depois pelas duas Conferências Nacionais da Educação do Campo [CNEC] (1998, 2004) – e pelos Fóruns Nacionais da Educação do Campo [FONEC] (2010, 2012, 2013-2014, 2015, 2017, 2018, 2019). No que se refere à educação do campo tem-se como fundamento os escritos e pesquisas de Caldart (2010, 2012), Frigotto (2010), Souza (2010, 2016) e Munarim (2008).

Educação do campo Lutas Movimento nacional de educação do campo Resistências

Postado por: João

21/08/2020

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Veja mais conteúdos

  • Conteúdo
    Matérias

    Como a neurociência pode auxiliar em sala de aula

  • Conteúdo
    Artigos

    Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito.

  • Conteúdo
    Conteúdos Pedagógicos

    As emoções e a aprendizagem na atualidade.

  • Conteúdo
    Livros

    Educação emocional e relacional para crianças.

  • Conteúdo
    Cursos

    Planejamento na Educação Infantil: a criança no centro do processo

  • Conteúdo
    Artigos

    Dificuldades de Aprendizagem – Como prevenir em sala de aula