Conteúdo

Artigos

Tecnologias digitais, letramentos e gêneros discursivos nas diferentes áreas da BNCC: reflexos nos anos finais do ensino fundamental e na formação de professores

Neste artigo analisamos os anos finais do ensino fundamental na Base Nacional Comum Curricular nas diferentes áreas de conhecimento, refletindo sobre seus impactos na escola básica e na formação de professores. O trabalho é documental, situado na Linguística Aplicada, e dialoga com os Novos Estudos do Letramento. Os dados foram gerados da análise do documento, orientada pela questão do digital proposta pela normativa. Os caminhos que orientaram as discussões: o entendimento sobre a concepção de letramento, de tecnologias digitais e a identificação de gêneros discursivos sugeridos nos componentes. Os resultados apontam práticas de letramento ideológico embasando ações sugeridas para as áreas, ainda que haja variação sobre como e o que seja usar tecnologias digitais em situações de ensino e no trabalho com gêneros. Acreditamos que os reflexos da Base Nacional Comum Curricular sobre as práticas escolares e a formação docente ainda precisam ser avaliados, a despeito dos benefícios sinalizados por ela.

BNCC Ensino fundamental Formação de professores Tecnologias digitais

Postado por: João

21/08/2020

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Veja mais conteúdos

  • Conteúdo
    Matérias

    Olimpíadas: 10 materiais de NOVA ESCOLA para levar o tema para a sala de aula

  • Conteúdo
    Notícias

    CNE aprova diretrizes para escolas durante a pandemia

  • Conteúdo
    Artigos

    Problematização do Ensino e da Formação de Professores de Filosofia no Brasil Atual

  • Conteúdo
    Matérias

    Cultura da paz: como promover nas escolas?

  • Conteúdo
    Matérias

    27 propostas para tornar o ensino médio mais inclusivo, integral e transformador.

  • Conteúdo
    Livros

    Livro: Desafios da profissão docente