Conteúdo

Meditação para crianças: atenção à mente, ao coração e ao corpo

Estudos mostram que crianças na faixa etária pré-escolar conseguem estar atentas à mente, ao coração e ao corpo, tanto quanto crianças mais velhas. A diferença está no estágio de desenvolvimento próprio de cada idade, que deve ser respeitado inclusive quando se trata de práticas meditativas. De acordo com o desenvolvimento psicológico e neuronal, podemos avaliar que tipos de conhecimentos e práticas são mais apropriados. Foi para discutir esse tema que a MindKids promoveu um fórum online de mindfulness na educação infantil. Se, por um lado, crianças até cinco anos não entendem muito bem regras de jogos complexos, elas têm mais facilidade para viverem o presente. Elas são abertas a novas práticas, jogos, ensinamentos e formas de enxergar o mundo, com seus cérebros altamente adaptáveis que buscam novas experiências e conseguem apreendê-las devido à alta plasticidade que lhes é peculiar. Por isso mesmo, essas crianças mais novinhas podem nos dar valiosas lições de mindfulness.

Competência Educação infantil Práticas Socioemocional

Postado por: Débora

21/08/2020

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Veja mais conteúdos

  • Conteúdo
    Podcasts

    O que sabemos depois de um ano de escolas fechadas?

  • Conteúdo
    Artigos

    Sala de aula literária: A literatura como estratégia educacional.

  • Conteúdo
    Artigos

    Brincar de Escolinha: relatos de brincadeiras infantis de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental e os amanhãs pós-feministas

  • Conteúdo
    Podcasts

    Os impactos futuros da pandemia

  • Conteúdo
    Notícias

    Entenda o que já foi definido para o calendário escolar no ano da covid-19

  • Conteúdo
    Artigos

    Dificuldades de Aprendizagem – Como prevenir em sala de aula