Conteúdo

Notícias

Educação Infantil não é (só) brincadeira – boa formação é fundamental

É direito de todas as crianças brasileiras desde o nascimento até os 5 anos e 11 meses e de suas famílias o acesso à Educação Infantil. Ao Estado, por outro lado, cabe o dever de fornecer as vagas. Esta etapa integra formalmente a Educação Básica em nosso País há 30 anos, desde a Constituição de 1988! Ela é formada por duas sub etapas: a creche e a pré-escola.

Para além da questão do direito – que é, por si só, suficiente para reivindicarmos o acesso a uma Educação Infantil de qualidade –, a frequência à Educação Infantil também é relevante devido ao impacto positivo sobre a escolaridade futura, aumentando as chances de aprendizagem, de conclusão do Ensino Fundamental e tendo efeito, inclusive, nos salários na vida adulta. Em contrapartida, uma Educação Infantil de baixa qualidade, não apenas não beneficia a criança como pode ter impacto negativo no seu desenvolvimento. Daí a importância da família ficar de olho na qualidade do ensino ofertado e não apenas na disponibilidade das vagas.

Desenvolvimento integral Direito da criança Educação de qualidade Educação infantil

Postado por: Sulamita Rosa

21/08/2020

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Veja mais conteúdos

  • Conteúdo
    Podcasts

    Entre o vírus e o rio: A diretora de Manaus que venceu a Covid duas vezes

  • Conteúdo
    Livros

    Obra de Célestin Freinet

  • Conteúdo
    Podcasts

    Por que jovens abandonam a escola, durante ou fora da pandemia

  • Conteúdo
    Podcasts

    Celular na sala. Como brigar pela atenção dos alunos

  • Conteúdo
    Livros

    Livro: Ensino antirracista na Educação Básica: da formação de professores às práticas escolares.

  • Conteúdo
    Livros

    Professor Mediador e a Neurolinguística na Sala de Aula (Educação e Pedagogia)