Conteúdo

Conteúdos Pedagógicos

Educação Integral por Meio do Pensamento Computacional

 Ensinar às crianças e aos jovens do século 21 conceitos de programação, habilitando-os a se comunicar, produzir conhecimentos, resolver problemas e serem protagonistas, pode ser considerado um componente curricular importante para a promoção da educação integral. Foi pensando assim que há cinco anos o Instituto Ayrton Senna iniciou o projeto de Letramento em Programação nas escolas municipais de Itatiba (SP), em parceria com a Fundação Lemann, a Secretaria Municipal de Educação e a Universidade São Francisco (USF), com o apoio decisivo das empresas Boeing e Linx.

A partir disso, o Instituto Ayrton Senna disponibiliza uma publicação que traz relatos de experiências de municípios que participaram do Letramento em Programação, projeto do Instituto que desde 2015 que leva o pensamento computacional a alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental , além de artigos científicos reunidos a partir de edital aberto ao público. O que se viu ao longo dos anos foram estudantes cada vez mais engajados e motivados, de tal forma que o  projeto se tornou política pública do município de Itatibamediante a Lei n° 5.079, de 8 de dezembro de 2017.

Educação integral Ensino fundamental Letramento Pensamento computacional Tecnologia

Postado por: Sulamita Rosa

21/08/2020

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Veja mais conteúdos

  • Conteúdo
    Cursos

    Jogos de Língua Portuguesa para os anos iniciais do Ensino Fundamental

  • Conteúdo
    Podcasts

    Literatura sem letras – é possível levar leitura a quem ainda não sabe ler.

  • Conteúdo
    Matérias

    7 coisas que começam a mudar com o Novo Ensino Médio

  • Conteúdo
    Artigos

    Inovação pedagógica: caminhos para uma educação para todos e para cada um

  • Conteúdo
    Cursos

    Competências Gerais na BNCC

  • Conteúdo
    Podcasts

    Tecnologia na formação inicial