Conteúdo

Conteúdos Pedagógicos

Educação Integral por Meio do Pensamento Computacional

 Ensinar às crianças e aos jovens do século 21 conceitos de programação, habilitando-os a se comunicar, produzir conhecimentos, resolver problemas e serem protagonistas, pode ser considerado um componente curricular importante para a promoção da educação integral. Foi pensando assim que há cinco anos o Instituto Ayrton Senna iniciou o projeto de Letramento em Programação nas escolas municipais de Itatiba (SP), em parceria com a Fundação Lemann, a Secretaria Municipal de Educação e a Universidade São Francisco (USF), com o apoio decisivo das empresas Boeing e Linx.

A partir disso, o Instituto Ayrton Senna disponibiliza uma publicação que traz relatos de experiências de municípios que participaram do Letramento em Programação, projeto do Instituto que desde 2015 que leva o pensamento computacional a alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental , além de artigos científicos reunidos a partir de edital aberto ao público. O que se viu ao longo dos anos foram estudantes cada vez mais engajados e motivados, de tal forma que o  projeto se tornou política pública do município de Itatibamediante a Lei n° 5.079, de 8 de dezembro de 2017.

Educação integral Ensino fundamental Letramento Pensamento computacional Tecnologia

Postado por: Sulamita Rosa

21/08/2020

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Veja mais conteúdos

  • Conteúdo
    Artigos

    Qual é a diferença entre recuperação, reforço e recomposição de aprendizagens?

  • Conteúdo
    Matérias

    Como melhorar a organização para as aulas presenciais

  • Conteúdo
    Artigos

    Saiba como o perfil de liderança influencia em uma boa gestão escolar

  • Conteúdo
    Cursos

    Letramento matemático na educação infantil

  • Conteúdo
    Matérias

    Evasão escolar: Como prevenir e reduzir a saída dos alunos?

  • Conteúdo
    Conteúdos Pedagógicos

    Cinco atividades de alfabetização midiática e informacional para educadores.