Conteúdo

Livros

Dívida por educação. Efeitos sobre crescimento e pobreza

Processos de conversão de dívida têm sido utilizados para financiar diferentes tipos de investimento, tais como privatização, meio ambiente, proteção à infância, educação etc. A principal característica dos projetos de conversão de dívida é a combinação de dois pontos positivos importantes em uma única operação: a redução da dívida e o financiamento de projetos que têm taxa de retorno social elevada. Entretanto, várias restrições têm sido impostas por muitos governos para a utilização deste mecanismo, devido a efeitos colaterais, de caráter fiscal e monetário, inviabilizando muitas vezes a utilização da conversão. Na segunda seção deste artigo, mostramos que investimentos em educação têm taxas de retorno privadas e sociais elevadas, sugerindo que estes projetos deveriam ser considerados prioritários para ser financiados via conversão de dívida. Mostramos os custos para os indivíduos e para os países do não investimento em educação e os efeitos da educação sobre a redução da pobreza e a distribuição da renda. Na terceira seção, discutimos alternativas ao esquema tradicional de conversão de dívida com o objetivo de minimizar os efeitos colaterais do mecanismo tradicional utilizado freqüentemente. Nesta seção, analisamos que tipos de projetos deveriam ser elegíveis para serem financiados via este mecanismo e como desenhar mecanismos que garantam que tais projetos sejam executados com eficácia e eficiência, ou seja, atinjam os objetivos desejados com o menor custo possível. Na seção quatro, apresentamos nossas conclusões.

Educação Investimento

Postado por: Cieds

21/08/2020

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Veja mais conteúdos

  • Conteúdo
    Cursos

    Ensino Médio na BNCC – Investigação e Intervenção

  • Conteúdo
    Matérias

    Olimpíadas: 10 materiais de NOVA ESCOLA para levar o tema para a sala de aula

  • Conteúdo
    Matérias

    Leo Burd: “O desenvolvimento da criatividade não depende necessariamente da tecnologia”

  • Conteúdo
    Cursos

    Currículo, saberes e competências socioemocionais

  • Conteúdo
    Artigos

    Coronavírus revela a necessidade do letramento digital no contexto escolar

  • Conteúdo
    Matérias

    BNCC: como anda a implementação e quais são os próximos passos.