Conteúdo

Conteúdos Pedagógicos

Brincar na educação infantil como experiência de cultura e formação para a vida

A educação infantil vai além do ensino de saberes escolares: deve-se considerar as brincadeiras como um ato mais abrangente, que instrui para a vida. Como exercício social, o brincar estimula a comunicação, favorece o convívio com outras crianças e com os adultos que estão em contato com elas. Além disso, faz com que a criança se aproxime de outras culturas e realidades diferentes das quais está inserida diariamente. No Brasil, há uma tendência que demanda a produtividade, visando a um futuro ainda distante para essa faixa etária. O artigo traz os resultados de uma pesquisa qualitativa feita pela Universidade Federal de São Carlos. Nele, os autores analisam os efeitos positivos de brincar juntos, compartilhar e negociar brinquedos.

Publicada em: 01/05/2017

Brincar Educação infantil

Postado por: Cieds

21/08/2020

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Veja mais conteúdos

  • Conteúdo
    Cursos

    BNCC na prática: Como planejar as aulas de Educação Física.

  • Conteúdo
    Artigos

    Saiba quais são e como analisar os principais indicadores de qualidade na educação.

  • Conteúdo
    Conteúdos Pedagógicos

    Brincar para todos

  • Conteúdo
    Matérias

    Comissão aprova adoção de novo ícone para sinalizar acessibilidade

  • Conteúdo
    Matérias

    3 dicas de séries para inspirar alunos e professores na quarentena

  • Conteúdo
    Podcasts

    Entre o vírus e o rio: A diretora de Manaus que venceu a Covid duas vezes